Acho que não é necessário ressaltar o quanto a música nos afeta em todos os aspectos de nossa vida. Nós a ouvimos quando trabalhamos, corremos, estamos na academia, jogamos jogos on-line que estão se tornando cada vez mais populares (de Jogue Gonzo’s Quest online a jogos mais estratégicos como Fortnite), relaxamos e muito mais. Da mesma forma, uma experiência cinematográfica também pode ser drasticamente alterada quando há uma música adequada ao fundo. Você concorda comigo que o filme produzido com a colaboração de recursos musicais nos apresenta uma combinação perfeita? Parece ser mais agradável assistir a um filme que contém uma trilha sonora: a música simplesmente dá mais sentimento e veracidade às cenas cinematográficas.
Produções cinematográficas
Nos conta a história que a primeira produção de um filme aconteceu antes de 1900, na França. De lá para cá muita coisa evoluiu e os formatos dos filmes são variados. Temos longas e curtas metragens, seriados incríveis, e estilos bem variados. Uma coisa é certa, o filme que contempla música, nem que seja uma vinheta, nos traz uma sensação um tanto quanto diferente. Parece que o coração bate mais forte e afloram diversas emoções.
Temas de filmes
Quantas vezes, ao ouvir uma música, imediatamente você recordou de um filme ou de apenas uma cena inesquecível dele? É isso que a música em filmes nos apresenta e nos deixa de recordação; sentimentos!
Por que a música é tão essencial em um filme?
Conforme falei, a música é capaz de nos despertar emoções quando estamos assistindo a um filme, e isso faz com que nos envolvamos ainda mais com as cenas, nos embalando numa imersão maravilhosa. Além disso, a música tem o poder de gerar recordações e isso é muito bacana, em se tratando de obra cinematográfica; afinal, ela acaba deixando uma lembrança para o seu público.
Existe filme sem música?
Sim, existe não apenas um mas vários filmes sem música. Ela não é um item obrigatório numa produção cinematográfica, apesar de fazer uma grande diferença, principalmente para o espectador.
Criadores de trilhas sonoras
No universo dos filmes, alguns criadores de trilhas sonoras são reconhecidos e inclusive ganhadores de prêmios na área. Podemos lembrar de um dos mais famosos, chamado Hans Zimmer que já criou inéditas trilhas, como podemos lembrar as do Rei Leão, que são inconfundíveis e transmitem sensações surreais para o espectador.
Exemplo de música que nos remete a um filme
Vamos testar a nossa memória? Quando você ouve a música My Heart Will Go On, além de uma sensação agradável, você lembra de algum filme? Eu tenho certeza que você se lembrou do Titanic e recordou cenas incríveis desse filme que foi recorde de público, mundialmente. E é justamente esse o grande poder da música em obras cinematográficas; aguçar os nossos sentimentos e nos embalar na trama, trazendo sensações muito reais.
A música é um elemento essencial para o filme
Diante de tudo o que falamos, fica muito claro que a música é um recurso muito interessante, adotado em filmes, concorda? Afinal, a música nos leva a viajar no roteiro do filme, trazendo sensações muito intensas, numa completa imersão na trama cinematográfica. Sem falar que, com certeza, passado algum tempo, ao ouvir determinada trilha sonora, é possível que nos recordemos do filme e das impressões e sentimentos que ele nos causou.